top of page
Destaque

Como garantir o bem-estar dos felinos em ambientes telados


Foto: Laura Tosetto Longo

Princess adora demonstrar a importância das redes no espaço do Ronrom

Muitas pessoas que pensam em adotar um gatinho - e mesmo algumas que já têm gato - ainda não têm consciência da importância fundamental de colocar redes de proteção em todas as janelas e demais ligações com a rua na residência onde o animal irá viver. Nós do Adote um Ronrom estamos sempre reforçando o quão indispensáveis são as telas, e o quanto elas servem para garantir a integridade física dos animais.

No caso dos gatinhos que estão para adoção no projeto, nenhum deles poderá ser adotado sem que o adotante instale redes de proteção em casa. Isso faz parte do nosso termo de adoção. Por isso nós vamos pessoalmente até o local verificar se elas estão instaladas adequadamente. Mas não se trata apenas de um pré-requisito que deve ser cumprido para poder levar o animal: é importante que as pessoas criem uma real consciência da importância deste item, e que também passem a informação adiante.

Por que telar a residência

Em apartamentos, a rede de proteção é indispensável por vários motivos: primeiro porque evita o risco de quedas e acidentes com o animal - não, os gatos não caem sempre de pé e não são imunes a ferimentos causados por quedas. Mesmo em andares baixos, a queda pode, sim, trazer graves consequências para a saúde do animal.

Além disso, as redes permitem que as janelas fiquem abertas a qualquer tempo, sem oferecer risco ao gatinho, e isso possibilita que o animal observe a rua e tenha contanto com o ambiente externo. Essa liberdade contribui bastante para o bem-estar do animal.

Foto: Security Rede de Proteção / Divulgação

Gatinho seguro no parapeito de uma sacada com rede de proteção

Já se a residência for uma casa (o mesmo vale para apartamentos térreos), as redes são fundamentais para evitar que os ronrons saiam à rua e tenham contato com outros gatos e animais que podem transmitir doenças. Há várias formas de colocar redes em muros e grades.

As redes verticais e inclinadas, que se estendem por um pedaço acima do muro, não são totalmente seguras, já que alguns gatos conseguem escalá-las e chegar à rua. O ideal são as redes horizontais, que cobrem toda a área superior de pátios e quintais e não deixam espaços por onde o animal possa sair, ou a construção de gatis próprios.

Na hora de telar a residência, escolha uma empresa que siga as normas técnicas da área e que utilize materiais de qualidade.

Adaptando o ambiente para os habitantes felinos

Pra quem pensa que as redes de proteção possam limitar a liberdade dos animais, e que os gatos de vida livre ficarão deprimidos e desanimados caso não possam mais sair para a rua, tudo não passa de uma questão de adaptação. Para ajudar bichinho a se sentir bem dentro de casa, é importante investir em itens como arranhadores, prateleiras, nichos e brinquedos que estimulem o animal a gastar energia.

Foto: Laura Tosetto Longo

Arranhadores, brinquedos e tocas tornam o ambiente mais saudável para os ronrons

Gatos adoram explorar o ambiente e subir nos móveis. É legal que o ambiente esteja adaptado para recebê-lo, com locais onde ele possa subir e se exercitar, afinal ele também é um membro da família e tem necessidades próprias.

Existem muitos modelos de arranhadores disponíveis no mercado, em diversos tamanhos e com diferentes faixas de preço. Uma outra opção é confeccionar você mesmo os arranhadores, toquinhas e brinquedos para os felinos - há vários tutoriais na internet sobre isso!


 
 
 
Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags

Adote um Ronrom © 2016

bottom of page