Como lidar com o territorialismo dos gatos
Certamente você já ouviu falar que gatos são territorialistas. Eles realmente são, e quem convive com gatos e já presenciou disputas territoriais entre eles sabe o quanto a situação pode ser estressante. Para amenizar os comportamentos territorialistas dos gatos, é necessário entender as causas e saber como agir nessas situações.
Gatos são caçadores natos e, mais precisamente, caçadores solitários. Portanto, para sua sobrevivência necessitam de presas em abundância. A partir desses fatos, fica claro que os gatos precisam ter controle absoluto sobre o seu território, evitando assim que invasores sejam uma ameaça para as suas fontes de alimentação (caça). Desse modo, a disputa dos gatos por espaço se torna uma forma de garantir sua sobrevivência. Para marcar seu território os felinos geralmente arranham, urinam jatos verticais em superfícies e/ou atacam os demais gatos do grupo.
Com a chegada de um novo gato, o gato veterano pode sentir que os recursos dos quais ele necessita – caixa de areia, água etc – estão ameaçados e, a partir desse desconforto, iniciar uma briga. As brigas também podem surgir entre gatos que já convivem bem, como quando um deles vai ao veterinário e ao retornar para casa não é reconhecido pelo outro, por exemplo. Geralmente, filhotes são mais bem aceitos do que os adultos. Os machos não castrados costumam ser mais reativos a novos membros no grupo.
Alguns casos necessitam de um processo de aproximação – ou reaproximação – dos gatos, e para isso é necessário cuidado e paciência. Recomenda-se que inicialmente os dois sejam colocados em cômodos separados e que o cheiro do outro seja associado com um momento de prazer (a hora de comer), ou seja, deve-se passar um pano regularmente em cada um dos gatos e colocar junto com o pote de comida do outro. Aos poucos, eles devem se acostumar com o cheiro um do outro.
O próximo passo é iniciar a aproximação parcial colocando-os próximos, mas sem contato total. Pode ser em caixas de transportes colocadas próximas ou através de uma fresta na porta, por exemplo. Para avançar com a aproximação é necessário avaliar o nível de estresse dos gatos, observando os sinais de agressividade ou medo, e só colocá-los em contato total quando todos estiverem se sentindo seguros e à vontade.
Muitas vezes, os comportamentos territorialistas dos gatos podem ser amenizados com medidas simples que consistem em garantir que os recursos essenciais à sobrevivência dos gatos estejam abundantes em seu território, assim evita-se que eles tentem proteger esses recursos por serem escassos. O ideal é manter uma caixa de areia a mais que o número de gatos, acomodadas em locais diferentes da casa. Além disso, espalhar arranhadores, potes de água, locais de descanso e tentar alimentar cada gato em seu cantinho. Seguindo essas dicas, os comportamentos territorialistas dos gatos diminuem e todos convivem em paz!
E, na sua casa, como você lida com o territorialismo do(s) seu(s) gato(s)?
Fontes consultadas: Gato Verde, Tudo Gato.