Brincando ou brigando?
Todo mundo que tem mais de um ronrom em casa já ficou confuso quanto às brincadeiras deles: às vezes demoramos para identificar se eles estão só brincando ou se estão brigando. Saber identificar o tipo de interação dos nossos gatinhos é extremamente importante para manter a paz na nossa residência. Vamos mostrar algumas maneiras de diferenciar quando acaba a brincadeira e temos que intervir.
Para entender o relacionamento dos gatos um com o outro, é necessário analisar sempre a linguagem corporal de ambos, e ficar atento a qualquer sinal de agitação excessiva e agressividade.
Leia mais em: A linguagem dos gatos.
Brincadeiras
Durante as brincadeiras, mesmo que pareçam violentas, os ronrons podem até se encarar uma vez ou outra, mas é perceptível que o corpo se mantem sempre relaxado, muitas vezes ficando um dos gatos deitado. A barriga fica exposta sem que o gatinho tenha receio de ser atacado nessa parte tão vulnerável para eles. Os "tapas" geralmente não envolvem unhas, o que demonstra a intenção de não ferir o outro; e eles não emitem sons que demonstrem a tentativa de afastar o outro. Nenhum dos ronrons envolvidos também foge da situação, eles ficam brincando por horas até um deles se cansar.
No cotidiano é importante observar se essas brincadeiras não estão deixando um dos gatos acuado demais: as vezes um dos ronrons é mais empolgado, mais agressivo, e o outro pode não reagir bem à intensidade da brincadeira. Um sinal de que isso pode estar acontecendo é se um dos gatos fizer o famoso "fu" para o outro. Isso indica uma tentativa do gato de afastar o outro, por não estar se sentindo confortável com a brincadeira.
Briga
Quando observamos perseguição feroz que termina em uma forma de ataque ao outro ronrom, certamente não se trata de brincadeira. Durante a briga é muito nítido a intenção que o gato tem de machucar o outro, usando unhas e dentes de forma a deixar marcas. Existe uma vocalização intensa e barulhenta, a fim de intimidar o outro. Os pelos do corpo ficam eriçados, bem como o rabo (os gatos fazem isso para dar a impressão de que são maiores e mais fortes ao seu oponente).
Esse tipo de atitude é comum em situações de defesa de território: quando o ronrom percebe algum tipo de ameaça ao seu ambiente, tentará espantá-la. Pode acontecer entre gatinhos que acabaram de se conhecer, ou em casos onde os gatos não se dão bem - devido às suas personalidades fortes, ou talvez os dois gatos serem "dominantes", também pode causar esse tipo de conflito. É muito importante observar esses comportamentos pois essas brigas podem levar a um estresse crônico, que pode causar problemas de saúde nos ronrons, além dos ferimentos provenientes das brigas.
Observando os ronrons e sua expressões durante as "brincadeiras" geralmente é possível identificar facilmente quando se trata de uma brincadeira intensa, ou de uma briga de verdade. Caso ainda haja alguma dúvida, o ideal é consultar um especialista em comportamento e seguir as orientações, para evitar episódios de agressão. Afinal, o que todos querem é uma casa feliz com ronrons em harmonia. ❤
E na sua casa, como é a relação dos seus ronrons? Você já presenciou alguma situação de briga entre gatos, ou de brincadeiras duvidosas? Conta pra gente!