Gatinho com queda de pelos?
Gatos são animais que chamam atenção pela sua pelagem com diferentes padrões, diferentes cores e comprimentos. Os pelos os fazem fofinhos e nos dá aquela vontade de acariciá-los e até dar uma de Felícia e esmagá-los com muito carinho!
Valorizamos muito os pelos de nosso gatinho e queremos que estejam sempre perfeitos. Mas e se os pelos começam a cair? Será falta de cuidado, doença, período de troca de pelos?
A cada seis meses os felinos passam pela troca de pelos. Nessa época nota-se bastante a queda de pelos desses animais. A troca é super normal e necessário, para eliminar pelos velhos e fracos e dar lugar a pelos saudáveis, forte e brillhantes, Durante o período de troca de pelos a queda é uniforme, não havendo áreas isoladas com alopatia (sem pelos).
Quando se preocupar?
Quando houver perda excessiva de pelos e alopatia localizada. É importante reparar se há coceira, descamação, crostas, bolhas e também se há outros sintomas como vômitos, diarréia ou apatia. Na presença desses sintomas leve o gato ao consultório veterinário para que seja recomendado o tratamento correto.
Quais são as doenças que causam perda de pelos?
Algumas principais doenças são:
Dermatite de contato: É uma alergia provocada por contato com antibióticos, borracha, lã, metais, produtos com corantes, produtos químicos, etc.
Sintomas: Pele vermelha com saliências ou bolhas, coceira e perda de pelos. Atopia: Alergia provocada por inalantes como poeira, ácaros e mofo.
Sintomas: Lambidas nas patas, coceira, vermelhidão e perda de pelos.
Hipotricose congênita: Neste caso os gatinhos nascem com pouco ou nenhum pelo e os pelos caem aos quatro meses de idade. Não há tratamento.
Sintomas: Falta de pelos
Alopecia facial (pré-auricular): Diminuição da densidade dos pelos entre os olhos e as orelhas.
Sintomas: Diminuição da densidade dos pelos. Mais comum em gatos de pelos curtos e escuros.
Alergias alimentares: alergia a algum componente do alimento, como as proteínas, soja, etc.
Sintomas: Lambidas nas patas, inflamação nas orelhas, vermelhidão e perda de pelos.
Foliculite: Infecção nos folículos pilosos. Geralmente ocorre na cabeça, face e pescoço.
Sintomas: Pústulas que formam crostas, pode haver coceira e perda de pelos.
Dermatite alérgica a pulgas: Alergia à saliva da pulga. Sintomas: Coceira, vermelhidão, pápulas, crostas e perda de pelos.]
Para cada uma dessas doenças o médico veterinário irá indicar o tratamento necessário. Poderá ser medicamentos como antibióticos, corticóides e anti-histamínicos e também ser indicado banhos medicamentos com shampoos específicos.
E saiba que existem várias outras doenças que também provocam queda de pelos, por isso é importante levar o gato ao médico veterinário para que sejam avaliados os sintomas e feito os exames para chegar ao diagnóstico correto.
Dica: Sempre fique atento à pelagem e à pele do seu gato. Procure por feridas, pulgas, pústulas. Aproveite para fazer isso enquanto faz a escovação dos pelos (ideal a cada 3 dias).
Fontes: Pulo do gato, Tudo sobre gatos, Equilíbrio total alimentos Fotos: Cmvlt, Petmd, Tudo sobre seu pet