A História dos Gatos no Antigo Egito
Na nossa última viagem, minha e do meu marido, fomos em muitos e diferentes museus. Conhecer e ver a olho nu toda a história que aprendemos na escola foi realmente algo mágico.
No Natural History Museum (Museu de História Natural), no British Museum, ambos em Londres, e no Louvre Museum (Museu do Louvre) em Paris foi sensacional viajarmos pela história das diferentes civilizações.
Entre os diferentes períodos que estavam expostos, destaco o Egito Antigo que me chamou muito a atenção pela presença dos felinos.
Eu até então não sabia exatamente o porquê da adoração aos felinos naquela época. Os egípcios os embalsamavam, faziam rituais após sua morte, tinham uma Deusa com cabeça de gato e até mesmo a maquiagem estilo ‘gatinho’ surgiu naquela época!
E estamos falando de algo por volta de 3.000 a.C minha gente! Sim, nossos adorados felinos já eram venerados, tidos como sagrados e membro da família desde essa época.
Eu não sabia de nada disso e claro, como boa mãe de gato, quando cheguei em casa fui pesquisar.
Conta a história que devido ao som que os gatos emitem, os egípcios os chamavam de Myw (traduzido para o nosso português como Miau) e era um dos bichos mais estimados e venerados no Egito, tanto que se tornaram símbolo de proteção e sorte. Mas nem sempre foi assim. No início, antes de serem decretados seres sagrados, os gatos eram preparados e servidos como prato principal às margens do rio Nilo em algumas localidades.
A reverência aos felinos surgiu quando os egípcios perceberam que, como excelentes caçadores, eles podiam ser a solução para acabar com outros animais que estava devastando as plantações e transmitindo uma série de doenças contagiosas: os ratos.
A agricultura era o principal meio de sobrevivência daquela sociedade e os ratos estavam destruindo tudo. Ao perceber que os gatos se alimentavam dos ratos, viram neles a salvação dos seus problemas. Os egípcios passaram a ter gatos dentro de casa e, assim, os tinham como membros da família.
Aos poucos os gatos foram ganhando espaço, conforme mantinham os ratos longe do local que estavam, e passaram a ser reverenciados como deuses. Ah, e como deuses, após a morte ganhavam rituais fúnebres igual ao dos humanos, sendo embalsamados e sepultados.
Bom, então já você já deve imaginar o que acontecia com alguém que matasse ou pensasse em atentar contra a vida de um deus, digo, de um gato, não é? O ser estava sujeito a severas punições e podia até mesmo ser condenado à morte.
Alguns deuses eram representados com traços felinos. Entre eles destaco A Deusa Bastet que era representada com corpo de mulher e a cabeça de gato. Bastet simbolizava os poderes do sol, o prazer, a fertilidade, a música e o amor.
Além de proteção e sorte, os gatos eram considerados também guardiões. Guardiões da noite, dos mortos e dos mistérios da vida e da morte. E como a beleza também tinha um valor importante para os egípcios, as mulheres pintavam os olhos tentando imitar o contorno do olhar dos felinos.
Eis que surge então, o que chamamos hoje de 'delineado gatinho'.
No fim, a adoração pelos felinos era tanta que levou os egípcios a perderem a Batalha de Pelúsio para os persas. Tudo porque os persas carregavam a imagem da Deusa Bastet em seus escudos e os egípcios ficaram com medo de atacar. É, não podemos negar, os persas foram bem espertinhos.
Bom, o tempo passou e os gatos continuam sendo animais símbolo de proteção e sorte. Pelo menos para mim. Hoje, acredito que os valores se expandiram para além da religiosidade e do fato de serem bons caçadores. A facilidade de adaptação, grau de independência, higiene, beleza e afetuosidade fizeram com que o número de lares com esses pequenos animais de companhia (membros da família) crescesse absurdamente.
É fato, o amor pelos felinos ultrapassou e ultrapassa o tempo!
Fonte:
http://www.fascinioegito.sh06.com/gata.htm
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/por-que-os-gatos-eram-sagrados-para-os-egipcios/
Fotos:
Arquivo Pessoal
http://art.thewalters.org/detail/38874/statuette-of-a-standing-bastet/
http://pelemorenamakeup.blogspot.com.br/2012/04/como-passa-delineador.html
http://arquivosdoinsolito.blogspot.com.br/2012/10/estudo-sugere-que-gatos-do-egito-antigo.html