top of page
Destaque

Meu gato engoliu um objeto. E agora?

Já diziam que a curiosidade matou o gato, e por serem animais curiosos por natureza muitas vezes ocorrem acidentes dentro da nossa própria casa, como a ingestão acidental de pequenos objetos. Alguns desses corpos estranhos são engolidos e passam pelo aparelho digestivo sem complicações - muitas vezes sem nem a gente se dar conta - porém, outros podem ficar presos dentro do gatinho, causando lesões gástricas e intestinais sérias.

Imagem disponível em: http://noweevil.com/thehive/wp-content/uploads/2012/06/opera-cat-700x437.jpg

- Meu gato engoliu um objeto, como proceder?

Antes de tentar realizar qualquer procedimento é importante checar se a respiração do pet está ocorrendo de forma habitual (ou se há algum objeto obstruindo a sua cavidade oral ou nasal), esse primeiro passo é fundamental para saber o nível de gravidade do caso.

Se o objeto acabou de ser colocado na boca e o gato é manso, tente chamá-lo calmamente (é importante nessa hora não entrar em desespero), e tente abrir sua boca para retirar o objeto com os dedos. Vale lembrar que não devem ser retirados fios ou agulhas que tenham sido comidos pelo gatinho, porque ele podem se prender desde a boca até em partes intestinais – devendo ser removidos cirurgicamente para que nenhum acidente ocorra durante o processo.

Se o objeto foi totalmente engolido, o ronrom deve ser levado imediatamente ao veterinário, onde será feito o acompanhamento do trânsito gastrointestinal do objeto para garantir a ausência de perigos maiores.

A avaliação de um veterinário nesse tipo de caso é fundamental e insubstituível, pois somente ele saberá quais exames devem ser feitos para mostrar a situação e a localização do corpo estranho no aparelho digestivo – podendo definir se será necessário intervir com algum procedimento, e qual o tipo de procedimento a ser realizado.

- Como saber se meu ronrom engoliu algo, caso eu não tenha visto?

Animais envolvidos em ingestão de corpos estranhos podem apresentar um ou vários episódios de vômito e/ou diarréia; sendo que em seu conteúdo, pode haver ou não a presença de sangue e dos elementos ingeridos.

Para ter certeza, é necessário um exame minucioso, que deve ser realizado pelo veterinário. Além do exame, algumas informações sobre o hábito alimentar do animal e um breve histórico sobre o ambiente no qual o ele vive podem ser de grande ajuda na hora de definir quais exames serão necessários e o tipo de procedimento a ser realizado - se necessário.

A radiografia, a endoscopia, e a ultrassonografia são exemplos de exames que podem ser requeridos para localização do objeto e avaliação de possíveis lesões nos órgãos internos - no caso de objetos pontiagudos há a possibilidade de hemorragias internas, ruptura ou lacerações de órgãos.

É importante sempre observar o seu ronrom, e tomar alguns cuidados com objetos pequenos deixados pela casa, principalmente objetos que possam machucar e linhas que eles possam engolir. Ao sinal de qualquer comportamento estranho ou ao ver o seu gatinho engolindo ou engasgado com algo, não hesite em levá-lo ao veterinário, que saberá como proceder da maneira correta em cada caso.


Enquete
Publicações recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.

Adote um Ronrom © 2016

bottom of page